Um favorito

A culinária portuguesa é rica em sabores e tradições, e não é à toa que é conhecida como uma das mais influentes e respeitadas do mundo. Desde os pratos mais simples e caseiros até as receitas mais sofisticadas, a gastronomia portuguesa é capaz de satisfazer até os paladares mais exigentes.

Para mim, um prato em especial sempre vem à mente quando penso em uma refeição perfeita: Bacalhau ao forno com batatas. Esse é o meu prato favorito, e prepará-lo é uma maneira de homenagear as minhas raízes portuguesas.

A preparação desse prato é bastante simples, mas requer alguns truques e técnicas para que fique perfeito. Em primeiro lugar, é preciso escolher um bom bacalhau, de qualidade e com uma textura firme, que não se desfarele ao ser assado.

Em seguida, é preciso dessalgar o bacalhau. Para isso, basta deixá-lo de molho em água por cerca de 24 horas, trocando a água algumas vezes. Depois disso, é só escorrer e secar bem o peixe.

Para a receita, você vai precisar de:

- 1kg de bacalhau dessalgado

- 1kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas

- 2 cebolas médias cortadas em rodelas finas

- 3 dentes de alho picados

- 1 pimentão vermelho cortado em tiras

- 1 pimentão amarelo cortado em tiras

- 1 xícara de azeite de oliva

- 1 xícara de vinho branco seco

- 1 xícara de água

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- Salsinha picada a gosto

Para preparar:

1. Preaqueça o forno a 200°C.

2. Em uma panela, cozinhe as batatas em água e sal até que estejam macias, mas ainda firmes. Escorra e reserve.

3. Em uma frigideira grande, refogue as cebolas, o alho e os pimentões no azeite de oliva até que estejam macios.

4. Em um refratário, coloque uma camada de batatas e cubra com o refogado de cebola e pimentões.

5. Coloque o bacalhau por cima e regue com o vinho branco e a água.

6. Tempere com sal e pimenta-do-reino e salpique salsinha picada por cima.

7. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 40 minutos.

8. Retire o papel-alumínio e deixe no forno por mais 10 minutos, até que o bacalhau esteja dourado e as batatas estejam crocantes.

Sirva quente, acompanhado de um bom vinho português e um pão crocante. Para mim, esse é o prato perfeito para um jantar em família, um almoço com amigos ou até mesmo para uma refeição especial a dois.

Mas esse é apenas o meu prato favorito. A culinária portuguesa oferece uma infinidade de opções deliciosas, e cada um tem sua preferência. Experimente outros pratos típicos, como o arroz de pato, a feijoada à portuguesa ou até mesmo o famoso pastel de Belém.

O importante é valorizar as tradições e sabores da culinária portuguesa, e transformar cada refeição em uma experiência inesquecível. Bom apetite!